Exposição Internacional Braga 2017 “Pensar Barroco”

Close up portrait of woman with eyes closedCandidaturas foram abertas até 10 de Maio 2017

Caros artistas, ART-MAP e a Câmara Municipal de Braga têm o prazer de anunciar o começo da terceira edição do projecto. Braga, lindíssima cidade barroca, convida artistas contemporâneos para imaginar, inspirar-se e expor em notáveis espaços da cidade. De 21 de Julho a 9 de Setembro ART-MAP vai ocupar 8 galerias no centro de Braga com arte contemporânea. Será editado um catálogo. Ao longo do decurso da exposição terão lugar várias residências artísticas, concertos, conferências e apresentações públicas. O tema da exposição convida os artistas a “Pensar Barroco”. Propõe-se refletir, como os princípios do barroco (abundância, contrastes, ilusões visuais, ocupação do espaço, efeitos de transformação do espaço, efeitos de luz e sombra, ornamentos, elaboração, assimetria, dinamismo e potência, reforçada emotividade) podem ter um reflexo nos conceitos da arte contemporânea. Esperamos obras impressionantes, que podem evocar uma nostalgia do barroco através de linguagens e expressões actuais. Os amplos espaços das galerias de Braga permitam expor instalações grandes, obras interactivas, projecções, criar salas escuras, etc. Leia o conceito completo AQUI.

A exposição terá lugar durante os meses de Julho Agosto e Setembro e ocupará vários edifícios históricos na cidade: o roteiro de arte vai incluir espaços de marca como o Palácio do Raio (Galeria da Misericórdia), o Museu da Imagem, a Galeria da Estação, o Edifício INATEL, a livraria Centésima Página, a Biblioteca Lúcio Craveiro, a Casa dos Crivos e a Galeria privada do Mestre Alberto Vieira. Autênticos edifícios históricos, testemunhos do original barroco português, acolhem agora arte contemporânea. Veja mapa AQUI. Conheca os espaços expositivos  AQUI.

Podem candidatar todos os artistas nacionais e estrangeiros, sem restrições de Currículo, com o máximo de 3 obras separadas ou com uma série (max. 7 obras). Os artistas que participaram nas edições anteriores também são admissíveis. São aceites todas as técnicas artísticas: instalação, pintura, escultura, fotografia, arte digital, cerâmica, poesia, vídeo arte, livro de artista, arte de têxtil e arte pública. Este ano também se aceitam obras musicais, sonoras e performativas. Durante o processo da selecção serão também consultados os portfólios dos candidatos.

Todos os artistas que façam a submissão serão expostos na galeria ART-MAP online e promovidos internacionalmente. Serão seleccionados um máximo de 60 artistas para a exposição física.

Datas importantes:

1 de Março – 10 de Maio –  candidaturas abertas

30 de Maio – notificação sobre a selecção

15 de Junho – 5 de Julho recepção das obras em Braga

22 de Julho –Inauguração em Braga

9 de Setembro – Apresentação do Catálogo em Braga, encerramento da exposição.

As candidaturas devem ser efetuadas online, através de formulário. Antes de preencher o formulário, obrigatoriamente devem ler o regulamento de participação.

Organização:

ART-MAP

Curadora 2017: Madina Ziganshina

Câmara Municipal de Braga

Diogo Vieira

Instituições Parceiras:                  

INATEL de Braga

FLUP (Faculdade das Letras de Universidade do Porto)

23 Milhas – um projeto de transformação cultural do município de Ílhavo

Escola de Jazz de Braga

Galeria do Mestre Alberto Vieira